5 de setembro de 2008

Teologia Dogmática.




É a teologia que sistematiza e define as doutrinas expressadas nos símbolos da igreja, é frequentimente identificada como teologia sistemática.

A teologia sistemática reúne as informações extraídas da pesquisa teologia e organiza em áreas afins, explica as suas aparentes contradições e com isso fornece um grande sistema explicativo.

Em termos simples a teologia sistemática apanha emprestado o material fornecido por outras teologias como a exegética e histórica e o arranja em ordem lógica sob os grandes títulos do estudo teológico.

Assim como a ciência, no que concerne aos fatos da natureza, tem suas diversas áreas, como a matemática, química, astronomia e etc. Assim a teologia tendo os fatos da Escritura por seu tema, tem suas áreas distintas e naturais como:

Antropologia: A qual inclui a origem e natureza do homem, seu estado original e prova sua queda, a natureza do pecado o efeito do primeiro pecado de Adão sobre si e sobre sua posteridade.

Soteriologia: Inclui o propósito ou plano de Deus em referência à salvação do homem, a pessoa e obra do redentor, a aplicação da redenção de Cristo ao povo de Deus, sua regeneração, justificação e santificação e os meios da graça.

Escatologia: A doutrina que diz respeito ao estado da alma após a morte, a ressurreição, o segundo advento de Cristo, o juízo geral e o fim do mundo, o céu e o inferno.

Eclesiologia: A idéia ou natureza da Igreja, seus atributos, suas prerrogativa e organização.

A mesma também utilizar métodos cientifico, filosóficos e históricos para as suas afirmações, sendo utilizada pelo teólogo como meio de afirmação das verdades bíblica e instrumento de investigação, alguns métodos podem ser descritos como:

O Método Especulativo: A especulação pressupõe, de uma maneira a priori, determinados princípios, e à luz desses princípios procura determinar o que é e o que deve ser. A especulação decide sobre toda a verdade, ou determina o que é verdadeiro a partir das leis da mente, ou dos axiomas (verdade evidente por si mesma) envolvidos na constituição do principio imaginário dentro de nós, a este tópico devem referir-se todos os sistemas que se fundamentam em quaisquer pressupostos filosóficos a priori.

O Argumento Cosmológico: Este se fundamenta no principio de uma causa suficiente. Silogisticamente declarado, o argumento fica assim: todo efeito deve ter uma causa adequada. O mundo é um efeito. Portanto, o mundo deve ter tido uma causa fora de si mesmo e adequada para dar razão á sua existência.

O Argumento Teleológico: Este argumento também admite ser expresso em forma silogística. Um desígnio (plano ou projeto) pressupõe um designador. Por toda a parte do mundo exibe marcas de desígnio. Portanto, o mundo deve sua existência a um autor inteligente.

Assim podemos entender que a Teologia Dogmática é uma grande ferramenta para a compreensão das Escrituras Sagradas.

Nenhum comentário: