24 de agosto de 2009

A era dos Jetsons e dos Flinstones.

Eu sempre gostei dos desenhos animados produzidos pela dupla de cartunistas, William Hanna e Joseph Barbera, os fundadores dos estúdios Hanna-Barbera. Entre as suas produções estão os Jetsons e os Flinstones. Os dois desenhos mostram os conflitos familiares e os desafios da adolescência de forma simples e engraçada, a grande diferença entre essas produções e o período de tempo onde as historias ocorrem, os personagens da família Flinstones vivem em um período pré-histórico, onde os animais e a força bruta imperam. A família Jetsons por sua vez vive no futuro, entre as facilidades e benefícios da modernidade. Esses dois desenhos são esboços dos nossos dias.

Hoje vivemos em um mundo parecido com o da família Jetsons, estamos na era dos fótons, na velocidade da luz, da comunicação imediata, da fibra ótica, do celular e da internet. O que acontece no Japão pode ser visto em tempo real no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, estamos cercados de comodidade e tecnologia. Fazemos tudo de forma simples e rápida, pela manhã verificamos os E-mails, o Orkut, pesquisamos no Google e na Wikipédia, temos acesso aos mais modernos meios de comunicação e informação da história da humanidade, eu chamo esse momento promissor e moderno de nossa historia de “ERA DOS JETSONS”. Mas nem tudo esta funcionando como deveria.

Em contraste com a tecnologia e conforto que o mundo moderno nos proporciona, existe uma sociedade que sofre com novos e antigos problemas. Moramos em casas e apartamentos conjugados e mesmo assim não conhecemos nossos vizinhos, a solidão e a depressão são nossas companheiras. Nas ruas as drogas, os assassinatos, a prostituição e o trafico de armas e até mesmo de seres humanos é rotina. Os políticos fazem tropa de choque para defender os seus companheiros acusados de corrupção e esquecem do povo que os elegeram, os abusos de autoridade e opressão dos fracos. O homem perdeu o senso de humanidade e a vida perdeu o seu valor. Os números revelam a decadência da sociedade, são realizados 25 milhões de abortos por ano em todo o mundo, no transito são mais 40 mil mortes todos os anos só Brasil, mesmo com todas as campanhas de redução de acidentes, sem falar nos números da violência. A lei do mais forte impera, alguns dizem que “o mundo é dos espertos” para esse momento de características desumanas, eu chamo de “ERA DOS FLINSTONES”, pois a impressão que tenho é que o homem esta regredindo nos seus valores humanos e pensando como os homens das cavernas.

Mas não existe dor que não seja curada, não existe noite sem dia, há uma luz no fim do túnel, existe uma solução, as palavras de Jesus, os seus ensinamentos, seu amor. Que posamos receber o evangelho e viver na plenitude da graça de Deus.


“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus, Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados, Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra, Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos, Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia, Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus, Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus, Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5: 3-10
Por, Dalrilo Augusto.

Nenhum comentário: