3 de agosto de 2009

A Historia da Igreja Cristã

Poeticamente podemos dizer que a Igreja Cristã foi: alicerçada sobre a Pedra eterna que é Cristo Jesus, erguida com os Tijolos da evangelização, unida com a Argamassa do amor e a fraternidade dos irmãos e principalmente protegia pela Cobertura do Espírito Santos de Deus.

Vamos ver como essa Igreja foi construída como o passar dos anos, para isso vamos voltar ao ponto de partida do projeto em Mateus 16: 15-18 nestes versículos Pedro responde com convicção ao mestre que Ele é o Cristo, o filho do Deus vivo, o Mestre por sua vez afirma que sobre aquela Pedra edificaria a sua igreja. Para muitos a Pedra em questão seria a pessoa de Pedro, mas na realidade o que podemos evidenciar com certeza que essa Pedra seria na verdade a afirmação de Pedro de que Jesus era o filho Deus.

A Pedra.

Para uma construção sólida e segura que possa resiste ao tempo, você não precisar ser um especialista em construção cível para saber que o principal é o alicerce, e é justamente isso que vemos aqui. A igreja não poderia ser edificada sobre outra Pedra que não fosse o próprio filho de Deus, a própria historia da igreja, e uma evidencia comprobatória disso e também uma revelação especial de Deus para nós.

O apostolo Pedro um pouco depois da morte e ressurreição de Cristo, faz uma outra grande afirmação em Atos 4:11, ele afirma categoricamente que Cristo é a Pedra rejeitada pelo seu povo e que foi colocada com a finalidade de sustenta a Igreja que nascia naquele momento, o mais importante ainda esta por vir, em 1Pedro 2:5 Aquele que crê em Cristo a pedra principal da esquina, eleita e preciosa, não será confundido.

Após essas afirmações e outros acontecimentos a igreja passou a ser perseguida e os discípulos martirizados, mas isso não barrou o crescimento da igreja, cidades inteiras foram convertidas pelos “do caminho” expressão usada para identifica aqueles que recebiam e aceitavam as boas novas, até mesmo os que perseguiam eram convertidos, os do caminho passaram a ser chamados cristãos pela primeira vez em uma cidade chamada Antioquia, por um motivo simples, eles eram parecidos com Cristo.


Os Tijolos.

No primeiro século da era cristã o apostolo Paulo é o grande missionário e evangelizador cristão, mas no segundo e terceiro século a igreja cresceu de outra forma, a evangelização era feita entre a família, no ambiente de trabalho, entre os amigos e vizinhos. O crescimento foi de tal forma que o império romano foi dominado pela mensagem do evangelho. Conta à lenda que o então Imperador Romano Constantino, estava para enfrentar uma batalha quando teve um sonho onde uma cruz descia das nuvens e uma voz dizia “por esta cruz vencera” no dia seguinte o Imperador mandou pintar uma cruz no escudo e na armadura dos seus soldados, o Imperador venceu a batalha e em agradecimento comprou um terreno em um dos bairros mais nobres de Roma por nome de Vaticano, surgindo assim o primeiro templo cristão, hoje mundialmente conhecido como Basílica de São Pedro.


A Argamassa.

O amor pregado pelos cristãos foi e é a grande mensagem de Cristo para o mundo. Tertuliano, uns dos pais da Igreja, dizia “o sangue dos mártires é a semente da igreja” essa afirmação faz todo o sentido quando olhamos para a historia da igreja e vemos os mártires do Coliseu romano, antes da “conversão” do Imperador Constantino. Por amor ao próximo e a mensagem de salvação, muitos foram devorados por feras, outros eram executados pelos gladiadores, sem esboça nenhuma reação, e ainda pediam perdão a Deus pelos pecados de seus executores, não são poucos os casos dos executores que se renderam a Cristo, para cada cristão assassinado um novo cristão nascia, outros religiões pelo mundo nasceram pela imposição de seus adeptos, nasceram do sangue derramado dos que não aceitavam a sua doutrina, apesar do cristianismo não ficar isento disso no decorre da historia, a grande mensagem e o exemplo de Cristo foi seguindo arisca pela igreja primitiva e seus discípulos.


A Cobertura.

As palavras de Jesus no evangelho de Mateus 16:18 “as portas do inferno não prevaleceram contra ela” Ela (a igreja) passou por altos e baixos, mas é impossível nega essa verdade, por mais erros e desvios que a igreja tenha cometido em sua historia, Deus esteve no controle de tudo, mesmo nos momento mais críticos. Edifício ver isso, eu sei, mas a noite é sempre mais escura antes do amanhecer. O período entre os anos de 476 d.C e 1453 d.C é conhecido com Idade Media ou Idade das Trevas, não é por menos, nessa época a intolerância religiosa, a peste negra, as guerras e a fome, eram os grandes males do mundo, o conhecimento e descobertas cientificas estavam sobre o domínio da Igreja, que carregava o rotulo de infalível e inquestionável, senhora de tudo e de todos. O domínio religioso era de tal forma que até os Reis curvavam-se diante da Igreja. Pessoas eram condenadas e queimadas em praça publica, pela famigerada e cruel “santa inquisição” que de santa não tinha nada, vidas e almas aprisionadas pelo poder daqueles que deveriam conduzir as ovelhas a Deus, a Bíblia era proibida ao povo, ninguém podia imagina um escape para aquilo tudo, foi quando Deus começou a levantar homens e mulheres dispostos e disponíveis para serem usados por Ele, pessoas que abriram os seus corações e seguindo os exemplos dos mártires, eles pagaram o preço por servi a Cristo.

Como no período proféticos, eles levantam suas vozes e enfrentavam perigos de morte, mas o Espírito de Deus estava com eles, uns tiveram seus livros queimados em fogueiras, isso quando não eram eles próprios. Hoje a igreja não é como a igreja primitiva, não esta em reforma como na época de John Wycliff, John Huss e Martinho Lutero, mas nunca foi destruída e será conservado até o dia do seu resgate pelas mãos de Cristo Jesus.

Por isso e por muito mais, a historia da igreja é uma revelação especial de Deus, para possamos enxergar entre as fendas do tempo os contornos de sua face.



Por, Dalrilo Augusto.

Nenhum comentário: