2 de outubro de 2009

Honra a teu pai e a tua mãe

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá” Êxodo 20:12



Muitos são os problemas de nossa sociedade, a violência, a corrupção, a miséria entre outros, mas existe um em particular que me deixa profundamente preocupado, pois ele nasci dentro dos nossos lares e seus efeitos são ampliados em toda a sociedade, a falta de respeitos pelos pais.

Ficamos surpresos quando vemos casos como o do médico que estava “supostamente” embriagado e fugindo da policia atropelou e matou uma senhora que andava pela calçada. Não entendemos como um jovem deputado que dirigia em alta velocidade e que comprovadamente estava bêbado, e o que é pior, com a carteira de habilitação suspensa tirou a vida de duas pessoas ao joga seu carro sobre o carro das vitimas.

A mídia, por exemplo, não para de exibir a cena do tiro que matou o assaltante que estava com uma granada na mão e fazia uma senhora de refém, é realmente uma cena forte e poderia até servir de agente inibidor para futuros casos como aquele, mas o que mais choca, não é dito absolutamente nada. A arma que ele usava era uma granada, instrumento de guerra e foi usado para fazer um assalto, mas isso até parece algo comum.

Todos esses casos de desumanidade têm um ponto comum, a falta de amor, ou melhor, de respeito pelo próximo, isso começa quando em nossas casas criamos os nossos filhos sem ensiná-los o que é limite, mas como ensinar isso? Se estamos tão longe de casa, se estamos ocupados em nossos empregos e deixamos a responsabilidade de educar nossos filhos a terceiros? É difícil, eu bem sei, mas isso não nós exime.

Quando não educamos nossos filhos e não ensinamos sobre respeitos, amor e sobre Deus, geramos os frutos que estamos colhendo hoje. Filhos que não obedecem aos pais, não respeitam os professores, Jovem que degradam o patrimônio publico, sem respeito pelos mais velhos, homens furiosos que não respeitam a si mesmos. O desrespeito que começa em casa, que gera a violência das ruas, que gera a corrupção em todos os níveis da sociedade, que gera a miséria do nosso povo, que gera as mortes violentas, tirando a vida de muitos. Mas os que honram pai e mãe e os respeitam, terão seus dias prolongados na Terra.

A educação, o respeito e o amor gerados no âmbito familiar, são os pilares de todas as sociedades civilizadas.




Por, Dalrilo Augusto.

Nenhum comentário: