31 de janeiro de 2009

As Divisões da Bíblia

As Divisões da Bíblia

A palavra "Bíblia" vem do grego bíblia, plural de bíblion, "livros". Desta forma podemos entender que a Bíblia realmente é uma coleção de muitos livros. Esses livros estão divididos em duas seções: O Antigo e o Novo Testamento.

Divisão da Bíblia

ANTIGO TESTAMENTO O Antigo Testamento conta a história do povo de Israel. Essa história retrata a fé do povo no Deus de Israel e descreve a vida religiosa dos israelitas como povo de Deus. Os autores destes livros escreveram o que Deus fez por eles como povo e como eles deveriam adorá-lo e obedecer-lhe em resposta a seu amor. O quadro seguinte ensina graficamente como estão agrupados os livros que formam o Antigo Testamento.

A Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio,

Históricos: Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

Poéticos E De Sabedoria: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.
Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel.
Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

NOVO TESTAMENTO Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito da nova vida que é possível através da morte e ressurreição de Jesus. O quadro que segue mostra os diferentes grupos de livros que compõem o Novo Testamento. Embora os eruditos divirjam em suas opiniões, tradicionalmente se diz que o apóstolo Paulo escreveu as cartas a ele atribuídas.

Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João.

Cartas Paulinas: Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timóteo, Tito, Filemom.

Cartas Gerais: Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas.

Histórico: Atos dos Apóstolos

Profético: Apocalipse

ANTIGO TESTAMENTO

JÓ: A pergunta "Por que sofrem os inocentes?" é tratada nesta história bíblica.
SALMOS: Estas 150 orações foram usadas pelos hebreus para expressar sua relação com Deus. Abrangem todo o campo das emoções humanas, desde a alegria até o ódio, da esperança ao desespero.

PROVÉRBIOS: Este é um livro de máximas de sabedoria, de ensinamentos éticos e de senso comum acerca de como viver uma vida reta.

ECLESIASTES: Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como "filósofo" ou "pregador", faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea.

CANTARES DE SALOMÃO: Este poema descreve o gozo e o êxtase do amor. Simbolicamente tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja.

PROFETAS MAIORES:

ISAíAS: O profeta Isaías trouxe a mensagem do juízo de Deus às nações, anunciou um rei futuro, à semelhança de Davi, e prometeu uma era de paz e tranqüilidade.
JEREMIAS: Muito antes da destruição de Judá pela Babilônia, Jeremias predisse o justo juízo de Deus. Embora sua mensagem seja majoritariamente de destruição, Jeremias também falou do novo pacto com Deus.

LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS: Tal qual Jeremias havia predito, Jerusalém caiu cativa da Babilônia. Este livro registra cinco "lamentos" pela cidade caída.
EZEQUIEL: A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.

DANIEL: Daniel se manteve fiel a Deus, mesmo enfrentando muitas pressões quando cativo na Babilônia. Este livro inclui as visões proféticas de Daniel.

PROFETAS MENORES:

OSÉIAIS: Oséias se vale de sua experiência conjugal, em que ele era dedicado à sua esposa, mesmo sabendo que ela lhe era infiel, para ilustrar o adultério que Israel tinha cometido contra Deus e para mostrar como o fiel amor de Deus pelo seu povo nunca muda.

JOEL: Depois de uma praga de gafanhotos, Joel admoesta o povo para que se arrependa.
AMÓS: Durante um tempo de prosperidade, este profeta de Judá pregou aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus; insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos, antes de pensarem em sua própria satisfação.

OBADIAS: Obadias profetizou o juízo sobre Edom, um país vizinho de Israel.
JONAS: Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente, levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram.

MIQUÉIAS: A mensagem de Miquéias para Judá era de juízo, em vez de perdão, esperança e restauração. Especialmente notável é um versículo em que resume o que Deus requer de nós (6.8).

NAUM: Naum anunciou que Deus destruiria o povo de Nínive por sua crueldade na guerra.
HABACUQUE: Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento.

SOFONIAS: Este profeta anunciou o Dia do Senhor, que traria juízo a Judá e às nações vizinhas. Esse dia, que haveria de vir, seria de destruição para muitos, mas um pequeno remanescente, sempre fiel a Deus, sobreviveria para abençoar o mundo inteiro.

AGEU: Depois que o povo voltou do exílio, Ageu o admoestou para que dessem prioridade a Deus e reconstruíssem em primeiro lugar o templo, mesmo antes de reconstruírem suas casas.

ZACARIAS: Como Ageu, Zacarias instou o povo a reconstruir o templo, assegurando-lhes a ajuda e bênçãos de Deus. Suas visões apontavam para um futuro brilhante.

MALAQUIAS: Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do "Dia do Senhor".

INTRODUÇÃO AOS LIVROS POETICOS E DE SABEDORIA.

Poema: é uma composição literária, geralmente em forma de versos, que expressa uma idéia ou um sentimento.

Embora muitas seções da Bíblia contenham um pouco de poesia (profetas), os hebreus identificavam três grandes livro de poéticos: Jó, Salmos e Provérbios.

Na classificação da Vulgata estão também incluídos os livros didáticos, Eclesiastes e Cantares.

Esse total de cinco livros foram mais tarde divididos em dois grupos: livros de Sabedoria e Hinos: três livros de sabedoria: Jô, provérbios e Eclesiastes. Dois Livros de Hinos: Salmos e Cantares de Salomão.

Características da Poesia:

Rima, Ritmo e Expressão Figurativa.

Livro de Jô:

Como Ester, o livro de Jô foi assim chamado em homenagem ao seu herói, e não pelo devido ao seu autor, embora Jó possa ter registrado nele muitos detalhes de sua vida.

O nome significa: “onde está o Pai”

Os possíveis autores: Jó, Eliú, Moisés, Salomão ou Jeremias.

Cenário Histórico: Jó é identificado como um habitante de Uz, e não de um lugar fictício.

A palavra de Deus através de Ezequiel refere-se quatro vezes à historicidade de Jó.


Posição Geográfica: As referencias Bíblicas a Uz sugerem um local a leste de Edom

Cenário Religioso: Religião da qual o pai era sacerdote e Teologia Legalista.

Objetivo do Livro:

Mostrar Deus usando a adversidade, bem como a properidade, para amadurecer o seu povo.
Mostrar a dinâmica da pessoa de Deus quando Ele se ocupa com o seu povo, não com regras mecânicas e legalista, mas com infinita misericórdia e amor.
Demonstrar a todo o universo a grande capacidade que Deus tem de produzir o seu amor nas pessoas a ponto de suas reações serem a adoração, mesmo quando não entendam.

Um enigma da vida: Por que sofrem os justos?

Esboço de Jó
Introdução 1:1 – 2:13
I. Diálogo entre Jó e os seus três amigos 3:1 – 26:1II.
Discurso final de Jó aos seus amigos. 27:1-31:40III. Eliú desafia Jô. 32:1-37:24IV. Deus responde de um remoinho. 38:1-41:34V. A resposta de Jô. 42:1-6VI. Parte histórica final. 42:7-17
Livro de Salmos:

O livro de Salmos tem sido umas das maiores fontes de inspiração para a oração e louvor a Deus. Está colocado no coração da Bíblia, sendo que o salmo 117 é o capitulo central e salmo 118:8, o versículo central: “ melhor é buscar refugio do Senhor do que confiar no homem” o conceito desse versículo reflete o caráter de Davi, e por isso o livro é tradicionalmente chamado de Salmos de Davi.

Divisão:
Livro01 (1-41) livro02 (42-72) livro03 (73-89) livro04 (90-106) livro05 (107-150)

Autores:

Moisés: ......................................... 01
Davi:.............................................. 73
Salomão........................................ 02
Asafe............................................. 12
Filhos de Core.............................. 10
Hemã............................................ 01
Etã................................................. 01
Ezequias........................................ 15
Jeremias....................................... 01
Ageu.............................................. 01
Zacarias........................................ 01
Esdras........................................... 01

Acrósticos Alfabéticos:

São nove os salmos alfabéticos, assim chamados porque apresentam uma ordem alfabética na primeira letra de suas linhas, versos ou estofes subseqüentes. O objetivo evidente desse mecanismo literário era ajudar a memória no aprendizado ou recitação, e talvez chamar atenção para a seqüência e beleza do texto. Esse mecanismo é usado em vários arranjos dos salmos 9,10,25,34,37,111,112,119 e 145.

O Salmo 119 é o mais elaborado, com 22 estrofes de 8 versículos cada, sendo que todos os oito versículos de cada estrofe começam com a mesma letra do alfabeto.

“SELÁ” e “ALELUIA”

Selá: provavelmente serve para fazer uma pausa ou para levantar a voz, talvez seja para ambas as coisas.

Aleluia: em algumas versões aparece “louvai ao Senhor” três grupos de salmos são conhecidos como os Salmos de Aleluia.

Salmos 111 – 113
Salmos 115 – 117
Salmos 146 – 150
Os salmos 105 e 106 também principiam e terminam “Louvai ao Senhor”

Cada capitulo contribui para o tema e o último capitulo faz o resumo:

146 – Quando Louvar ao Senhor? - Enquanto eu viver.
147 – Por que? – Por que Ele é bom, é amável; devido a sua pessoa e obra.
148 – Quem? – toda a criação; todos os povos.
149 - Onde? – No santuário, nas festas, nos leitos, na guerra etc.
150 – Resumo – Quem, onde, por que, como e por quem será dado o louvor.

Objetivo de Salmos:

Foram escritos como reações sinceras diante de Deus, ao experimentarem as inúmeras alegrias, tristezas e provações da vida.
Eram os hinários de Israel para muitos rituais e cerimônias, tais como festividades religiosas, culto no templo e reuniões locais e nacionais.

Singularidades dos Salmos:

A linguagem de Salmos visa mais a alcançar o coração do que a mente, em vez de relatos completos de história ou teologia, os salmos apresentam com freqüência um mosaico de pensamentos sobre um assunto, incluindo ás vezes muitas repetições, contrates e analogias.

O poema não se satisfaz apenas em transmitir informações; procura dar um colorido á verdade em varias dimensões, provocando analogias notáveis ou familiares que empolguem o coração e a mente.

Os Salmos de:

Lamentou ou Queixa: os salmos que contém essas expressões formam o maior grupo.

Imprecatórios: 35,69,109

Messiânicos: revelam muitas vezes mais sobre o messias do que mesmo os evangelhos.

Pessoa do Messias.

Como homem............................... Salmo 8: 4-5
Como Deus................................... Salmo 45:6, 11
Como Ser Eterno......................... Salmo 102:25-27
Como filho de Deus..................... Salmo 2-7,12

Caráter do Messias.

Benévolo......................... Salmo 72: 4 12-14
Justo............................... Salmo 45:7
Santo............................... Salmo 89:18-19

Obra do Messias.

Na vida.......................... Salmo 40:6-8
Na morte...................... Salmo 22
Na ressurreição........... Salmo 16:10
Na ascenção................. Salmo 68:18
No Julgamento............ Salmo 72:2
No Domínio.................. Salmo 72:8

Funções do Messias.

Como Profeta............... Salmo 40:9-10
Como Sacerdote.......... Salmo 110:04
Como Juiz..................... Salmo 96:10-13
Como Rei...................... Salmo 89-27

Livro de Provérbios:

O titulo em português “provérbios” significa máximas que expressam uma verdade de forma sucinta, tem-se dito que provérbios são sentenças curtas tiradas de longas experiências.

Autores:

Salomão / Agur / Rei Lemuel.

Escrito provavelmente entre os anos 950 – 700 a.C.

Contraste entre Salmos e Provérbios:

Enquanto Salmos trata do culto e do relacionamento do homem com Deus, provérbios trata do seu procedimento e comunicação com outros homens. Ele é o livro ético do antigo testamento, aplicando princípios bíblicos de uma vida integra.
Indícios para conhecer o Insensato:

Provérbios mostra que existe, em contraste com os sábios, uma variedade de insensatos.

O simples ou néscio: é uma pessoa ingênua, um tanto inocente.

O louco ou insensato: são aqueles que rejeitam a verdade, desprezam a sabedoria, odeiam o conhecimento e acham que praticar a maldade é divertido.

O escarnecedor: é um desordeiro que deliberadamente zomba da integridade e ridiculariza qualquer tipo de correção, seu afastamento daquilo que é justo é maior que a dos outros insensatos.

Mas não são casos sem esperança enquanto a sabedoria levantar a sua voz.


Retrato de uma excelente esposa:

Salmo 31: 10-31 é realçado tanto pela estrutura literária quanto pelo conteúdo. É um acróstico do alfabeto hebraico com vinte e dois versículos,foi assim estruturado não apenas como auxilio de memorização, mas também para focalizar o caráter igualmente primoroso e organizado da excelente esposa.

As muitas referencias as mulheres insensatas, mulher perversa, mulher rixosa e mulher imoral, são admoestações aos jovens para que não sucubam aos ditames das paixões inferiores.

Provérbios de princípios Gerais:

São as máximas do livro dadas como princípios gerais, não como formulas mecânicas de causa e efeito. Declaram como Deus normalmente trabalha ou reage a pessoas, o que a insensatez geralmente produz e as recompensas dos conseguidas em virtudes da sabedoria e da justiça. Entretanto não inflexíveis mas envolvem muitas vezes exceções em suas aplicações universais. Ao sábio e justo, são prometidos: longa vida, paz, celeiros cheios, e sono suave, (pv.30) mas isso por ser mudado com no exemplo de Jó, o Senhor pode reter bênçãos normalmente, prometidas aos justos afim de executar um propósito maior.

Cristologia em provérbios:

É feita de forma indireta (pv 8) é muito mais associada a obra da criação no entanto o novo testamente diz que Cristo é a sabedoria de Deus, (I cor 1:24,30) e aquele que todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos (colosseses 2:3)

Tópicos éticos:

Má companhia e os seus efeitos........ 1:10-19
Contenda.............................................. 10:12
Disciplina e sua recompensa .............23:15
Temor do Senhor................................16:06
Respeito final.......................................19:26
Identificar o Insensato.......................13:20
Cônscio da Onisciência de Deus.........15:3,11 – 22:12
Valor de um bom caráter...................24: 21-22
Religião hipócrita.................................21:27
Intemperança e os seus perigos........20:1 – 23:1-3
Liberalidade........................................ 13:07 e 19:06
Imoralidade........................................ 6:23-35
Mentira e fraude............................... 19:5
Orgulho e os seus perigos................ 29:23
Preguiça ou ociosidade.....................10:4-5
Livro de Eclesiastes:

Autoria:

Possivelmente Salomão, apenas de muitos negarem sua autoria, uns dos pontos de discordância é a ausência do nome de Salomão.

O titulo:

Em hebraico: significar Pregador ou alguém que se dirige a uma assembléia.
Em grego:significar função de pregador.

Data; 935 a.C aproximadamente.

Se Salomão foi realmente o autor, é provável que o livro seja um produto dos seus últimos anos. Ele teria escrito três livros:

Cantares.................... Primeiros Anos.
Provérbios................ Meia e Idade.
Eclesiastes................ No fim da Vida.

Contraste com Provérbios:

Enquanto provérbios aplica a sabedoria no benéfico pratico de uma vida dirigida por Deus, Eclesiastes aplica a sabedoria no objetivo filosófico de entender o significado da vida. Como um filosofo (Salomão ) ele se põe de lado para indagar o “porque” da vida. Este é o primeiro livro da bíblia a fazer uma reflexão filosófica sobre o significado da própria vida.

Naturalismo Rejeitado:

Em cores brilhantes, o autor expõe a futilidade de uma filosofia de vida apenas baseada na sabedoria natural, e mostra como, mesmo em alto grau, a sabedoria, riquezas e prazeres da vida resultam em total desilusão se procuradas como um fim em si mesmo. (ele compara essa busca em correr atrás do vendo)

Alegria de Viver:

É o livro do antigo testamento que mais apresenta conselhos para que homens e mulheres tenham prazer na vida, quem tiver uma divina perspectiva de vida é chamado a regozijar-se em todos os seus aspectos.

Soberania divina na vida pessoal:

Do mesmo modo que muitos livros bíblicos apresentam a soberania de Deus em diversas situações, Eclesiastes enfatiza a soberania divina na vida pessoal. Deus faz sua obra através de todas as personalidades a fim de anular a sabedoria e o orgulho das pessoas e até mesmo de fazer perversos cumprirem os seus desígnios.

Ênfase na Eternidade e Julgamento:

Eclesiastes é um dos poucos livros do AT. Que enfatizam a eternidade e o julgamento depois da morte. Enfatiza que os dias de trevas serão muitos, portanto a vida deve ser aproveitada ao máximo como uma dádiva, mas sempre reconhecendo que “Deus há de trazer a juízo todas as obras” os homens não são como os amimais, foram criados para a eternidade e são obrigados prepara-se para o lar eterno enquanto estão nesta vida, antes que “o pó volte à terra e o espírito volte a Deus” (12;07)

Cristologia em Eclesiastes:

Apesar de não haver nesse livro predições messiânicas ou antítipos, podem-se notar algumas referencias indiretas.

A mensagem é designada “palavras de verdade” dadas pelo único pastor (12:10-11) disse Cristo ser ele “a verdade (João 14:06) o bom pastor (João 10:11) e maior que Salomão (Lucas 11:31) e que vinha para revelar o verdadeiro significado daq vida.


Livro de Cantares de Salomão:

Titulo: em Hebraico, Cânticos dos Cânticos, em Português, Cantares de Salomão.

Autor: Muitos eruditos modernos afirmam que o livro foi escrito sobre Salomão e não por ele, alegam que deve ter sido redigido algumas centenas de anos mais tarde, em virtude da presença de varias palavras aramaicas, persas e gregas, o conhecimento cosmopolita de Salomão através de comercio, esposas estrangeiras e muitos visitantes poderiam, entretanto explicar muito bem esse fenômeno lingüístico.

O primeiro versículo atribui o livro a Salomão.

Salomão escreveu 1005 cânticos, sendo cantares o único preservado. (1Reis 4:32)

As muitas referencias a flores e arvores (21 variedades) e animais (15 espécies0 indicam ser Salomão o autor, pois era ele em especialista nesses estudos (1Reis 4:33)

As referências geográficas ao norte e ao sul de Israel falam da nação ainda unida, antes da divisão.

Cenário Religioso: O rabino Akiba (135 d.C.) asseverou que era o mais sagrado dos Livros Sagrados de Israel, foi considerado sagrado como alegoria do relacionamento amoroso entre Israel e o Senhor da Aliança.

Nenhum comentário: