1 de abril de 2009

* * * Pense Nisso * * *

As afirmações de Jesus.

Jesus considerou de fundamental importância quem as pessoas acreditavam que Ele era. Para qualquer leitor atento dos relatos dos Evangelhos deve ser óbvio que Jesus considerou que Ele próprio e a Sua mensagem eram inseparáveis. Foi um grande mestre, mas foi mais do que isso.

Jesus afirmou ser Deus. Ele não deixou quaisquer outras opções. Sua afirmação de que é Deus ou é verdadeira ou é falsa, e deve-se considerar seriamente tal afirmação. A pergunta de Jesus aos discípulos: "Mas vós, quem dizeis que eu sou?" (Marcos 8:29) também é feita a nós hoje.

Se esse testemunho não for verdadeiro, deve ser blasfêmia ou loucura pura. A primeira hipótese não consegue subsistir um instante sequer diante da pureza e dignidade moral de Jesus, reveladas em todas as suas palavras e obras, e reconhecidas universalmente. A possibilidade de Jesus ter-se enganado numa questão de tanta relevância, tendo ele uma mente em todos os aspectos tão lúcida e esclarecida, está igualmente fora de questão. Alguém que viveu como Jesus viveu, ensinou como Jesus e morreu como Jesus não poderia ter sido um mentiroso.

Os autores disseram a verdade?

Uma das maneiras por meio das quais os historiadores podem dizer se um autor está dizendo a verdade é testar o que diz pelo "princípio do embaraço"

As pessoas que escreveram a maior parte do NT são personagens (ou amigo de personagens) na história e freqüentemente se mostram como completos idiotas:

Eles são tolos — por diversas vezes, não entenderam o que Jesus estava dizendo (Mc 9.32; Lc 18.34; Jo 12.16).


Eles foram advertidos — Pedro é chamado de "Satanás" por Jesus (Mc 8.33), e Paulo repreende Pedro por estar errado numa questão teológica


Eles são covardes — todos os discípulos, com exceção de um, escondem-se quando Jesus vai para a cruz. Pedro até mesmo o nega três vezes depois de prometer explicitamente " ... eu nunca te abandonarei!" (Mt 26.33-35). Nesse meio tempo, enquanto os outros homens estavam escondendo-se com medo dos judeus, mulheres corajosas levantam-se a favor de Jesus e são as primeiras a descobrir o túmulo vazio.


Agora, pense nisto: se você fosse um autor do NT, incluiria esses detalhes embaraçosos se estivesse inventando uma história? Escreveria que um dos seus principais líderes foi chamado de "Satanás" por Jesus, negou o Senhor três vezes, escondeu-se durante a crucificação e, mais tarde, foi repreendido numa questão teológica?



Mostraria seus companheiros, incluindo você, como pessoas sem sentimentos, covardes estabanados e, ao mesmo tempo, mostraria mulheres — cujo testemunho não era nem sequer admitido numa corte — como corajosas que se levantaram a favor de Jesus e que, mais tarde, descobriram o túmulo vazio? Você admitiria que alguns de vocês (os 11 discípulos restantes) duvidaram do próprio Filho de Deus depois de ele ter provado a todos que ressuscitara dos mortos? É claro que não.


Os autores incluíram dizeres difíceis de Jesus.

Além dos detalhes embaraçosos, existem vários dizeres difíceis atribuídos a Jesus que os autores do NT não teriam incluído se estivessem inventando uma história sobre o fato de Jesus ser Deus. De acordo com o NT, por exemplo, Jesus:



Parece incapaz de realizar milagres em sua cidade natal, exceto curar algumas pessoas doentes (Mc 6.5).


É visto amaldiçoando uma figueira por não ter figos quando não era época de figos (Mt 21.18s)


Parece negar sua divindade ao perguntar ao jovem rico "Por que você me chama bom? Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus" (Lc 18.19)

Se os autores do NT queriam provar a todos que Jesus era Deus, então por que não eliminaram esses dizeres complicados que parecem argumentar contra a sua deidade?

Os autores incluiram exigencias de Jesus.

"Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração" (Mt 5.28).

"Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mt. 5.32).

"Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado" (Mt 5.39-42).

"Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus" (Mt 5.44,45).

"Sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês" (Mt 5.48).


"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" (Mt 6.19-21).

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês" (Mt 7.1,2).


Os autores fizeram distição entre as palavras de Jesus e as deles.

Embora não existissem aspas ou travessão para identificar uma citação no grego do século I, os autores do NT distinguiram as palavras de Jesus de maneira bastante clara. A maioria das edições da Bíblia que trazem letras em vermelho são idênticas, ilustrando quão facilmente os autores do NT mostraram aquilo que Jesus dissera e o que ele não dissera.Por fim existem varias razões para acreditar que os autores do novo testamento foram homens honestos que, de maneira meticulosa e fiel, registraram aquilo que viram e que por isso podemos confiar e que as palavra de Jesus são verdadeiras.

Nenhum comentário: